Pular para o conteúdo
Início » Suculentas de sombra: plantas lindas para ter dentro de casa

Suculentas de sombra: plantas lindas para ter dentro de casa

  • MUV 

As suculentas de sombra são uma ótima alternativa pra quem deseja cultivar essas belezinhas no apartamento, escritório ou outros espaços internos.

Moro em apartamento e sou apaixonada por suculentas, mas eu acabava sempre querendo coloca-las em locais da casa que recebem pouca luz natural.

- Continua após Publicidade -

No post de como ter uma horta em apartamento, abordo vários pontos importantes para que as plantinhas se mantenham verdes e saudáveis…então imaginei que um local com pouca luz natural poderia afetar as minhas suculentas.

Mas para minha felicidade, descobri que nem todas as suculentas precisam de sol! Foi aí que me rendi às suculentas de sombra.

- Continua após Publicidade -

Quando pensamos em suculentas, é normal a gente acabar categorizando elas todas como semelhantes. Mas a verdade é que assim como todas as plantas, existem várias espécies diferentes, e cada qual com suas necessidades e características.

Suculentas de sombra
Suculentas de sombra

Afinal, o que são suculentas de sombra?

As suculentas de sombra crescem em regiões áridas e rochosas. São plantas que se encontram normalmente enterradas parcialmente em solo arenoso ou protegidas por pedras.

Em resumo, são plantas que não estão acostumadas a ficar em sol pleno, sendo melhores cultivadas em ambientes mais sombreados e sem tanta luz natural direta.

- Continua após Publicidade -

Então, pra quem mora em apartamento e quer levar um pouco da natureza pra dentro de casa, esse tipo de suculenta com certeza vai trazer o frescor para o ambiente e renovar a sua decoração!

Quais suculentas gostam de sombra?

Bom, já deu pra ter uma ideia que nem todas as suculentas vão ser manter verdinhas e lindas na sua sala né?!

Se você ainda está em dúvida sobre quais espécies se adaptam melhor a ambientes sem muita luz natural, nesse post vou compartilhar algumas das espécies mais populares que gostam de sobra e mais dicas para cultivá-las!

- Continua após Publicidade -

Veja 8 espécies de suculentas de sombra pra ter em ambientes internos

8 espécies de suculentas de sombra
8 espécies de suculentas de sombra

1. Suculenta Aloe cymbiformis

A suculenta Aloe Cymbiformis, também é conhecida como estrela do mar ou planta esmeralda. Ela é uma planta de fácil cultivo, além disso, costuma resistir a temperaturas mais baixas. Mas essa é uma suculenta que não deve ser regada constantemente ok?!

2. Suculenta Colar de rubi (Othonna capensis)

Essa plantinha é um charme só! Além de ser uma suculenta de sombra, ela também entra na categoria de suculenta pendente e fica linda para decorar cantos de cômodos.

A colar de rubi fica com uma coloração mais verde quando cultivada em ambiente sem sol, e se cultivada em locais com alta iluminação, confere uma coloração em tons de roxo intenso.

- Continua após Publicidade -

Para que ela se desenvolva bem, cultive esse tipo de suculenta em solo drenável. Lembre-se que as regas devem ser alternadas e só devem ser feitas quando o substrato/solo estiver bem seco.

3. Suculenta Dedo de moça (Sedum morganianum)

Essa é uma das minhas favoritas! A suculenta dedo de moça também é popularmente conhecida como rabo-de-burro.

São muito utilizadas para decorar paredes dos ambientes internos, já que suas hastes podem chegar até a um metro de comprimento.  Essa planta também dá uma bela suculenta pendente de sombra!

- Continua após Publicidade -

Ah, e não poderia deixar de comentar que ela também é muito resistente, exige pouca manutenção e gosta de temperaturas muito baixas.

4. Suculenta Lança-de-são-jorge (Sansevieria cylindrica)

Essa é a prima da famosa espada-de-são-jorge!  Mas não se confunda, uma tem folhas achatadas, enquanto a lança de são Jorge tem formato cilíndrico.

Uma característica que ambas têm em comum é que são muito fáceis de cuidar, além de serem muito resistentes.

Ela também suporta bastante tempo sem água, então é uma boa pedida para iniciantes que querem ter suculentas em casa.

5. Suculenta Orelha de gato (Kalanchoe tomentosa)

Essa suculenta tem uma textura diferenciada e meio peludinha. As folhas são mais espessas e cobertas por pelinhos brancos curtos que parecem ser de pelúcia, bem gracioso.

Além disso, essa suculenta floresce na primavera, e as flores tem tons de rosa ou salmão. Assim como as companheiras, ela não precisa de muita água e também gosta mais de luz indireta.

Ah! Lembre-se de molhar sempre a terra e não as folhas das suas suculentas.

6. Suculenta Planta fantasma (Graptopetalum paraguayense)

A suculenta leva esse nome por causa da sua cor acinzentada e o revestimento em pó fosco que cobre as folhas. Suas folhas em formato de rosetas trazem um charme a mais para plantinha.

Além disso, é uma planta interessante que muda de cor quando exposta diretamente ao sol!  Na sombra ela fica com uma cor azul-esverdeada-acizentada, enquanto no sol ela fica com tom amarelo-rosado.

A planta fantasma também resiste a baixas temperaturas e suas regas devem ser diminuídas durante o inverno.

7. Suculenta zebra (Haworthia Fasciata)

A suculenta zebra é ideal para quem costuma se esquecer de regar as plantas!

A planta tem tamanho médio e pode chegar até a 20 cm de altura. Suas folhas são grossas, triangulares e pontiagudas, cheias de bolinhas brancas que dão um contraste super bonito com o tom do verde.

Essa espécie gosta de luz difusa e de ambientes mais secos, além de ser muito resistente a baixas temperaturas.

8. Suculenta Rosa de pedra (Echeveria elegans)

Essa suculenta tem um dos formatos mais conhecidos, com folhas que lembram as de uma rosa.

Como ela cresce rápido é um dos tipos de suculentas mais usadas em vasos decorativos e floreiras, e fica linda em vasos pequenos.

A rosa de pedra pode ser colocada em local com luminosidade boa, mas é bom evitar a incidência direta da luz solar por períodos prolongados. Apesar de gostar muito de sol, as folhas podem se queimar com uma exposição muito intensa.

E assim como as outras espécies de suculentas de sombra que abordei aqui, é bom evitar regar demais!

Como cuidar de suculentas de sombra

Quantas vezes devo regar a suculenta?

Como regar suculentas
Como regar suculentas

Regar demais é o erro mais comum quando falamos em cuidados com suculentas. Confesso que já fiz isso muitas vezes, até entender que o excesso de água pode não ser bom para as plantinhas.

Para saber quando é o momento certo de regar, coloque o dedo no substrato/terra e veja se há alguma umidade, o ideal é que esteja bem seco…esse será o momento de molhar.

Leve em consideração o tamanho do vaso, o ambiente, o clima, tudo isso interfere na velocidade que essa terra estará seca! Não tem uma receita de bolo para quantas vezes é necessário regar as suculentas.

Se você notar que ao tocar as folhas elas estão meio murchas, enrugadas ou mais finas, também é um indicativo que está na hora de regá-las.

Como adubar suculentas?

Como adubar suculentas
Como adubar suculentas

É possível encontrar produtos prontos de microadubação em lojas especializadas. O processo é bem simples e as instruções já vêm direto na caixinha!

Você ainda tem a opção de adubo de liberação lenta, que é feita através de bolinhas colocadas diretamente no substrato. Esse adubo libera os nutrientes aos poucos quando as plantas são regadas. É uma forma muito prática de adubar, já que não é necessário ficar adubando todos os meses.

Outra forma de adubar é através da rega, onde o adubo é diluído em água e depois borrifado na planta.

Aproveite para ver como fazer adubo natural com itens que você já tem em casa!

Outros cuidados para ter com suculentas

Mantenha sua suculenta em um vaso que tenha boa drenagem. Os vasos com furo embaixo garantem que o excesso de água escorra mantendo só o necessário para a planta!

Mesmo as suculentas de sombra podem apanhar um pouco de sol. De vez enquando leve-as para tomar o solzinho mais ameno da manhã.

Agora que você já sabe tudo sobre as suculentas de sombra, escolha a sua preferida e conta pra gente nos comentários! 🍃

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *