Pular para o conteúdo
Início » Separação de lixo doméstico, dicas para fazer corretamente

Separação de lixo doméstico, dicas para fazer corretamente

  • MUV 

Separação de lixo doméstico traz benefícios para o nosso dia a dia, mas muito além disso, é essencial para o meio ambiente e para fazermos nossa parte na organização da cidade.

 Se você ainda não tem o costume de separar o lixo, comece aos poucos, ajustando alguns detalhes na sua casa! Saber onde descartar corretamente cada tipo de resíduo ajuda muito no recolhimento e reaproveitamento dos objetos. Isso gera um ambiente mais sustentável e produtivo, e uma natureza mais limpa.

- Continua após Publicidade -

Por que separar o lixo doméstico?

Separar o lixo corretamente evita que resíduos que poderiam ser reaproveitados cheguem aos lixões e aterros. Embalagens e produtos como garrafas PET, latas e até pneus podem ser reciclados e virar tecidos, novas embalagens e uma infinita gama de produtos ecofriendly.

Produtos feitos a partir de resíduos reciclados

  • Papel
  • Camisetas e tecidos de garrafa PET
  • Pisos macios para parquinhos e escolas
  • Sapatos
  • Revestimento para parede
  • Revestimento interno para garrafa térmica
  • Carrinho de supermercado

Então, além de contribuir para a sociedade e economia no geral, ainda ajuda a gerar empregos e de quebra mantém a sua casa e a cidade mais limpa.

- Continua após Publicidade -
Separação de lixo doméstico
Separação de lixo doméstico

Como fazer a separação do lixo doméstico

A separação do lixo doméstico não tem mistério, com alguns pequenos ajustes com certeza você pode começar a fazer a seleção adequadamente. O primeiro passo é separar algumas lixeiras e designar cada uma para sua finalidade!

Não misture lixo orgânico com lixo reciclável!

  • Orgânicos: As sobras de alimento, como cascas de frutas e legumes ou restos de comida devem ter um lixo próprio. Use um lixinho pequeno próximo ao local onde prepara suas refeições, e nesse lixo só jogue os orgânicos.
    • Mas saiba que o lixo orgânico não é só para alimentos não! Qual quer embalagem com excesso de gordura ou suja deve ir para o orgânico. Por exemplo, uma caixa de pizza com a tampa muito engordurada…a tampa suja deve ser jogada no lixo orgânico enquanto a parte limpa deve ser jogada no lixo seco. O mesmo vale para guardanapos sujos, papel toalha ou coadores de café usados!
  • Papéis: Quando for descartar papéis, lembre-se que papel sujo não é reciclável. Se o papel, cartolina, embalagem ou papelão estiver seco e limpo, é nesse lixo que ele deve ser jogado.
  • Plásticos: Sacolinha plástica, embalagens, copos, baldes, brinquedos de plástico, todos podem ser reciclados!
  • Vidros: Ao descartar garrafas e frascos verifique se há alguma parte cortante, se tiver, embrulhe-os para proteger e coloque dentro de alguma caixa.

É preciso lavar as embalagens recicláveis?

Você já deve ter ouvido que é preciso lavar as embalagens sujas antes de descartar, mas essa é uma questão que divide opiniões. Então, quando for descartar embalagens de leite, latas ou garrafas PET, vire-as de cabeça para baixo e deixe escorrer todo o líquido antes de colocá-los no lixo.

Deu pra ter uma boa ideia da importância de separar o lixo doméstico certo?! Verifique qual o sistema de reciclagem da sua cidade para fazer a separação adequada deles, o ideal é ter um lixo destinado para cada tipo de resíduo.

- Continua após Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *