Pular para o conteúdo
Início » Mini cactos tipos, como cuidar e dicas para usar na decoração

Mini cactos tipos, como cuidar e dicas para usar na decoração

  • MUV 

Mini cactos tipos, características e como decorar a casa com eles! Super populares são plantas que precisam de pouca manutenção, dão um toque verde especial nos ambientes e deixam a decoração com ar descolado e bem atual.

Mas será que você está cuidando dos seus mini cactos do jeito certo? Se você tem mini cactos em vasos individuais, em terrários ou em um pequeno jardim móvel, os cuidados são os mesmos!

- Continua após Publicidade -

Como cuidar de mini cactos

Como cuidar de mini cactos
Como cuidar de mini cactos

Cactos precisam de bastante sol?

Sim! Os cactos gostam de lugares bem ensolarados. Sendo plantas de deserto, somente coloca-los em ambiente com claridade intensa não será o suficiente.

Se você tem os seus mini cactos em um cômodo que não recebe luz solar direta, leve-os para tomar banho de sol por pelo menos 2 a 3 dias por semana.

- Continua após Publicidade -

Muitas pessoas costumam colocar seus mini cactos no banheiro, no escritório… mas nesses ambientes normalmente não há incidência de sol direto, e isso é prejudicial para as plantinhas.

Não tem problema mantê-los em ambientes sem tanto sol, desde que você se lembre de leva-los para um banho de sol como dito anteriormente!

Como regar mini cactos

O ideal é tê-los em vasos com furo embaixo para manter uma boa drenagem. As regas dos mini cactos devem ser feitas a cada 15 ou 20 dias. Se eles ficarem em sol direto, a água vai evaporar mais rápido e o intervalo de rega deverá ser menor.

- Continua após Publicidade -

A dica é checar a terra e ver se esta seca! Se a terra estiver seca, ou seus cactos estiverem com aparência murcha, estão precisando de água.

Mini cactos ficam maiores?

Se você cuidar bem dos seus mini cactos e coloca-los em vasos maiores, ele pode crescer e deixar de ser mini! Para mantê-los mini, é preciso deixar em vasinhos menores mesmo, com pouca terra e pouco substrato.

Caso os cactos comecem a crescer desordenadamente, provavelmente esse é um indicativo de falta de luz. Você pode notar que ele começa a ficar torto, ou até mais fino e meio murchinho.

- Continua após Publicidade -

Como cuidar de mini cactos com flores

Alguns mini cactos tem florzinhas coloridas acopladas, porém são de mentira e prejudiciais a eles. Para colocar essas flores nos mini cactos, eles são furados com uma agulha ou alfinete. Então, se você tem um desses em casa, o ideal é retirar a flor e deixar a planta cicatrizar nessa região para continuar crescendo normalmente.

Mas alguns mini cactos podem dar flores de verdade sim! A diferença é que elas duram cerca de 3 a 4 dias apenas, e são bem fininhas e delicadas. Os demais cuidados são basicamente os mesmos de um mini cactos sem flor.

Como cuidar de arranjos com mini cactos

Para combinar seus mini cactos com outras plantas em um arranjo, é preciso escolher espécies com características parecidas! Escolha tipos de plantas que precisem de sol e pouca água. Combinar cactos com outros tipos de suculentas é uma boa opção por serem plantas com necessidades similares.

- Continua após Publicidade -

Mini cactos tipos: 6 espécies lindas pra ter em casa

Mini cactos tipos
Mini cactos tipos
  1. Cacto orelha de coelho (Microdasys Opuntia): espécie de pequeno porte, atinge cerca de 20 centímetros.
  2. Cacto Zebra (Haworthia): ótima espécie para compor terrários.
  3. Cacto Almofada de alfinetes (Mammillaria): mede no máximo 10cm de altura, tem algumas variações com bastante espinhos e outras com espinhos mais curtos
  4. Cacto Gymnocalicium: nativo do Brasil, não ultrapassa os 15cm de altura. Uma boa opção para acrescentar um colorido na decoração!
  5. Cacto San Pedro (Wachuma): essa espécie é muito utilizada em rituais dos povos indígenas da América do Sul. Pode ficar bem alto se plantado em vasos grandes.
  6. Cacto amendoim (Echinopsis chamaecereus): uma espécie com espinhos mais macios, faz uma boa composição com outros tipos de mini cactos.

Decoração com mini cactos

Essas mini plantinhas exóticas tem vários formatos e cores, e ficam lindas para decorar uma mesa, estantes ou cômodas! Use sua criatividade na decoração com mini cactos.

Diferentes tipos e texturas pra ficar divertido

Diferentes tipos de mini cactos e texturas pra ficar divertido
Diferentes tipos de mini cactos e texturas pra ficar divertido

Experimente fazer a composição com espécies diferentes e vasos que combinem entre si! Um mix que sempre da certo é brincar com diferentes texturas e estampas nos vasos. Essa mistura enriquece a composição e deixa a decoração mais divertida!

Aposte em vasos metálicos, de cimento, cerâmica, estampados entre outros.

- Continua após Publicidade -

Mini cactos em decoração mais sóbria e neutra

Plantas na decoração mais sóbria e neutra
Mini cactos em decoração mais sóbria e neutra

Se você prefere uma decoração no estilo industrial, escandinavo, ou mais clean, opte por usar vasinhos em tonalidades neutras!

Você pode fazer uma mistura de texturas, mas trabalhando dentro da mesma cartela de cor. Escolha para seus mini cactos vasos de cimento, brancos, pretos ou em tons de caramelo. Dessa forma seus mini cactos vão abrilhantar a decoração de forma coerente com o estilo do ambiente!

Combine seus mini cactos com outras plantas

 Combinação de plantas na decoração
Combine seus mini cactos com outras plantas

Uma forma simples de usar seus mini cactos na decoração é combiná-los com outras plantas! Separe um cantinho para coloca-las juntas, dessa forma você cria uma composição mais imponente e suas plantinhas vão se destacar na decoração.

Pendure suas plantinhas!

Pendure as suas plantinhas
Pendure as suas plantinhas

Há vários tipos de vasos pendentes e suportes de macramê que vão deixar sua decoração ainda mais descolada. Se você não tem muito espaço para colocar seus mini cactos, são uma ótima alternativa, além disso, dá pra posicioná-los próximo a uma janela onde eles já terão todo sol necessário!

Os mini cactos podem ser colocados em praticamente qualquer lugar da casa, mas lembre-se que apesar de pouca manutenção eles precisam de sol!

Veja também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *