Pular para o conteúdo
Início » Begônia a nova queridinha na decoração de interiores: veja tudo sobre ela

Begônia a nova queridinha na decoração de interiores: veja tudo sobre ela

  • MUV 

Begônia é uma planta encantadora, fácil de cuidar além de ser super decorativa. Com diferentes espécies pra você escolher elas merecem conquistar um cantinho especial na decoração da sua casa!

A quantidade de opções é tanta que se torna uma excelente opção de planta decorativa tanto para jardins quanto para dentro de casa. São mais de 1.400 espécies diferentes já catalogadas de begônias, e claro, cada espécie tem características únicas.

- Continua após Publicidade -

As begônias são plantas realmente versáteis, e você pode cultiva-las em vasos médios ou jardineiras. Além disso, quando bem cuidadas podem florescer o ano todo!

Se você não tem muito tempo para se dedicar a jardinagem e cuidar das suas plantas, a begônia pode ser a planta certa para você!

- Continua após Publicidade -
Begônias na decoração
Begônias na decoração

Como plantar Begônia

Já vou adiantando a dica! Se possível faça o plantio da sua begônia nos meses de outono, porque é um período com clima mais ameno e a planta tende a “pegar” melhor.

Como preparar o solo para o plantio

Preparar bem o solo, com uma mistura rica em matéria orgânica, também é muito importante para o desenvolvimento da sua planta. Sempre uso uma parte de terra para duas partes de substrato ou composto orgânico.

Depois que o solo estiver preparado, faça um buraquinho no meio para colocar as sementes, mas sem enterrá-las. Ah, e não se esqueça de manter o solo úmido até que a sua plantinha comece a germinar.

- Continua após Publicidade -

Assim que a muda alcançar uns dez centímetros você já pode transferir para o local definitivo.  Após cerca de quatro meses já dá pra ver os sinais da primeira floração da sua begônia.

Se você for plantar em um vaso, não se esqueça de conferir o sistema de drenagem ok! Usar pedrinhas no fundo ou argila expandida são formas fáceis de garantir a drenagem correta do seu vaso.  

Como fazer mudas de begônia

Depois da primeira floração já dá pra começar a fazer as primeiras mudinhas da sua begônia.

- Continua após Publicidade -

Basta escolher um galho que está para florescer, cortar pedaço em diagonal (4-5 cm) e colocar em um recipiente com água. Assim que o galho começar a criar raiz, retire um pouco da água.

E quando notar que a raiz está com uns 4 cm aí você pode plantá-la no vaso da sua escolha. Depois é só manter o vaso na sombra e rega-la diariamente.

Como cuidar da Begônia

Apesar de existirem muitas espécies diferentes de begônias, os cuidados são basicamente os mesmos.

- Continua após Publicidade -

As begônias são plantas que preferem uma luz mais direta e temperaturas amenas, entre 20°C a 28°C. Então o ideal é plantá-la em local onde receba luz do sol, mas que fique protegida do frio, chuvas e ventos.

Regas e mais cuidados

Assim como muitas plantas, você deve regar somente quando o solo/substrato estiver bem seco. O ideal também é evitar molhar diretamente as flores e folhas, molhe somente o solo!

Se você perceber que a sua begônia tem algumas folhas marrons, pode ser um sinal de que falta umidade no solo.

- Continua após Publicidade -

Durante a primavera aproveite para fazer uma poda geral, dessa forma incentiva o crescimento de novos brotos. Para isso, você só precisar fazer um corte na diagonal sempre acima de uma folha.

Lembre-se de adubar a begônia a cada dois meses para manter o solo nutrido e sua planta bem verdinha.

Confira! Adubo natural: 5 opções com itens que você já tem em casa!

Tipos de begônia

Existem muitas espécies diferentes de begônias e as mais populares são:

Begônia sarmentosa
Begônia Sarmentosa

1. Begônia sarmentosa: essa espécie se caracteriza por ter muitas flores cheias e viçosas, perfeita para compor o seu jardim ou vasos grandes muito floridos.

Begônia cerosa
Begônia Cerosa

2. Begônia Cerosa: uma das mais comuns, tem um pequeno miolo amarelo e muitas flores delicadas. Pode ser cultivada em jardins, e é uma espécie que precisa de luz solar ou meia sombra.

Begônia Maculata
Begônia Maculata

3. Begônia maculata: espécie muito ornamental e bastante utilizada na decoração de interiores por apresentar folhas de verde intenso com pequenas bolinhas brancas em sua superfície.

Begônia rex
Begônia Rex

4. Begônia Rex: folhas multicoloridas de formatos irregulares e com flores mais singelas em comparação as folhas. Quando usada na decoração de interiores, evite coloca-la próxima às janelas para não expor a planta diretamente a luz solar. Também é importante não deixar a planta próxima de ar condicionado ou em temperaturas baixas.

5. Begônia Semperflorens: como o nome já diz é espécie que está sempre florida e apresenta uma variedade imensa de cores, ideal para canteiros e jardins. É uma planta pequena e não ultrapassa 40 cm de altura.

Dicas para usa-las na decoração

Rex e Maculata
Begônia rex e Begônia maculata

Na visão oriental do Feng Shui as begônias tem o significado “harmonia para o lar”.

A grande variedade de cores, flores e folhas das begônias facilita a composição da planta com o estilo de decoração do ambiente.

A begônia maculata, por exemplo, virou sensação da decoração de interiores, com milhares de fotos postadas nas redes sociais. Suas folhas ornamentais compõe praticamente qualquer estilo de decoração! Ficam muito bem em estantes, centros de mesa ou combinadas com outras plantas no ambiente.

Se você busca uma decoração elegante e clean, as begônias brancas vão valorizar ainda mais o estilo em ambientes clássicos.

Para uma pegada mais rústica aposte nas begônias rex, sua folhas de cores vibrantes compõe muito bem com as texturas amadeiradas e cria um clima bem aconchegante.

Inspire-se e use begônias na decoração e no jardim da sua casa!

Veja também!

Horta em apartamento, mais fácil do que você imagina!

Adubo natural: 5 opções com itens que você já tem em casa!

Suculentas de sombra: plantas lindas para ter dentro de casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *